Calendário de Eventos

Ver por AnoVer por MêsVer por SemanaVeja HojeBuscarIr para um Mês

DIA LITÚRGICO DE SANTO AMARO

Terça-feira 15 Janeiro 2019

O Dia de Santo Amaro festeja-se por tradição a 15 de janeiro.

Amaro, ou Mauro, como também é conhecido, nasceu em Úmbria, Itália, no século VI.

Ainda em criança foi entregue pelos seus nobres pais romanos a um mosteiro, dirigido por São Bento, para que fosse formado na vida monástica. Amaro tornou-se no primeiro discípulo de São Bento, servindo de exemplo para os mais novos do mosteiro.

Acudindo a São Bento, que teve uma visão do afogamento de Plácido, outro jovem do mosteiro entregue a Bento, Santo Amaro terá caminhado sobre as águas para salvar Plácido, que também se tornaria santo.

A pedido de São Bento, Santo Amaro viajou para a França, para estabelecer a Regra de São Bento neste país. Foi assim que Amaro abriu o primeiro mosteiro Beneditino na França, a Abadia de Glanfeuil, perto de Angers. Santo Amaro acabou por falecer neste mosteiro francês, vítima da peste.

É um santo invocado contra várias doenças, em especial para curar gripes, rouquidão, dores de cabeça, enxaquecas, artrose e artrite.

Em Portugal é celebrado em locais como Viana do Castelo {Freguesia de Meadela}, Esposende, Vieira do Minho, Pombal, Vila do Conde, Estarreja, Madeira, Açores, entre outros.

Voltar