Calendário de Eventos

Ver por AnoVer por MêsVer por SemanaVeja HojeBuscarIr para um Mês

DIA DE SANTA MARIA MADALENA

Segunda-feira 22 Julho 2019

O seu indica que ela era natural de Magdala, uma cidade na costa do Mar da Galileia.

Lucas faz a primeira referência a esta santa no Novo Testamento: “Os doze estavam com ele, e também mulheres que tinham sido curadas de espíritos maus e de doenças. Maria, dita de Magdala, da qual haviam saído sete demónios”. Depois de ter sido curada por Jesus, Maria Madalena entregou-se de coração ao serviço de Deus, seguindo Jesus até ao seu calvário.

Maria Madalena acreditava que Jesus era o Messias, estando presente na crucificação e no funeral de Cristo. Ela foi a primeira testemunha da ressurreição de Jesus, ao visitar o seu túmulo pela manhã.

A figura de Maria Madalena é envolvida em certa polémica. Muitos autores lançaram teorias sobre esta santa, com base nos Evangelhos Canônicos, nos livros apócrifos do Novo Testamento e nos escritos gnósticos. Entre elas que Maria Madalena seria uma confidente especial de Jesus, uma apóstola, e mesmo a mulher de Jesus Cristo. Outras interpretações advogam que Maria Madelena era uma prostituta arrependida pelos seus pecados, mas não se encontra qualquer fundamento bíblico nestas interpretações.

Tradicionalmente, Maria Madalena é identificada como a mulher convertida que perfumou os pés de Jesus, que os banhou em lágrimas e os enxugou com os seus próprios cabelos. Ela é assim considerada a padroeira dos cabeleireiros, dos boticários, dos convertidos e dos fabricantes de perfumes.

Voltar