Calendário de Eventos

Ver por AnoVer por MêsVer por SemanaVeja HojeBuscarIr para um Mês

DIA MUNDIAL DOS LEPROSOS

Domingo 26 Janeiro 2020

O Dia Mundial dos Leprosos celebra-se no último domingo de janeiro que se comemora o Dia Mundial da Lepra. Este dia foi instituído em 1954 pela ONU, a pedido de Raoul Follereau, o apóstolo dos leprosos do século XX, que um dia afirmou que "não há sonhos grandes demais".

Esta efeméride tem o objetivo de sensibilizar as pessoas para a discriminação exercida sobre os doentes com lepra, assim como promover a ajuda dos leprosos e a sua reintegração social.

Foi escolhido o último domingo de janeiro para a celebração em honra de Gandhi, falecido neste dia, que afirmou que "eliminar a lepra é o único trabalho que não consegui completar na minha vida". O objetivo mundial é continuar o seu trabalho.

A doença da lepra

A lepra trata-se de uma doença transmissível, que afeta os nervos e a pele. A lepra tem cura, apesar de necessitar de uma longa época de incubação e de tratamento. Na sua origem estão a falta de água potável e de higiene, a desnutrição, entre outros males associados à pobreza.

Todos os anos surgem entre 400 a 500 mil novos casos de lepra. Em Portugal registam-se cerca de 10 novos casos de lepra por ano, sendo a medicação comportada pelo Estado.

Esta doença também é conhecida por doença de Hansen, pois foi um médico holandês chamado Gerhard Hansen que descobriu o bacilo responsável pelo surgimento da doença em 1873.

Voltar