Campanha de vacinação contra a gripe

Gripe-vacinacaoAs Juntas de Freguesia do concelho de Viana do Castelo estão funcionar, desde de hoje, dia 19 de Outubro de 2020, como postos de vacinação contra a gripe sazonal, para aliviar a pressão sobre os três centros de saúde do concelho. Esta parceria resulta da estratégia de vacinação descentralizada em postos de proximidade à comunidade que foi proposta pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) aos 10 municípios do distrito de Viana do Castelo.

Viana do Castelo está a reunir com as 27 Juntas e Uniões de Freguesia para operacionalizar uma medida que será alargada a todos os centros de saúde do Alto Minho, definindo locais, horários e as regras de higiene e segurança que têm de ser observadas.

O Vereador com o pelouro da Promoção da Saúde, Ricardo Rego, assume que esta estratégia pretende “o máximo de cobertura à população abrangida” e, por isso, foi também lançada uma Linha de Apoio Municipal de Vacinação, lançada para permitir a inscrição da população através do telefone 258 819 310.

O objetivo é descentralizar a prestação de cuidados à população com a vacinação contra a gripe sazonal, cuja importância é acrescida para o grupo prioritário de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos. A vacina contra a gripe será administrada pelas equipas de enfermagem da ULSAM.

Com esta medida, pretende-se evitar que a população mais idosa e vulnerável tenha de se deslocar aos três centros de saúde situados na cidade e nas vilas de Darque e Barroselas, diminuindo a concentração de pessoas nesses espaços.

A campanha de vacinação do Serviço Nacional de Saúde (SNS), que começa habitualmente em 15 de Outubro, iniciou-se este ano mais cedo com uma primeira fase para qual foram disponibilizadas 350 mil vacinas. Na segunda fase, que começou em 19 de Outubro, estão incluídos outros grupos de risco: pessoas com 65 ou mais anos e pessoas com doenças crónicas

JFbrasao2020AVISO DA JUNTA DE FREGUESIA DE CARREÇO

Campanha de Prevenção da Gripe Sazonal – Vacinação.

Perante o desenrolar da Pandemia Internacional de Covid-19 e de forma a evitar aglomerações nos estabelecimentos de saúde, a Campanha de Vacinação contra a Gripe Sazonal decorrerá de forma descentralizada em cada freguesia.

Desta forma, todos os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos poderão inscrever-se na Junta de Freguesia de Carreço através dos seguintes contactos:

Tel. 258 835 185 / 969 571 714 ou Correio Electrónico: This e-mail address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

{Deverá indicar nome, data de nascimento e número de utente}.

 

AddThis Social Bookmark Button