Solenidade do Sagrado Coração de Jesus

Peregrinao ao_SCJ_2018O cimo do monte de Santa Luzia, na cidade de Viana do Castelo, vai acolher, nos dias 11 e 13 de Junho de 2021, sexta-feira e domingo, as celebrações da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus.

No dia 11 de Junho, dia da Solenidade do Sagrado Coração de Jesus e dia Mundial de Oração pela Santificação dos Sacerdotes, haverá no Santuário do Sagrado Coração de Jesus o seguinte:

10h00: Encontro Sacerdotal de reflexão seguida de exposição do Santíssimo e consagração sacerdotal.

14h00: Encontro de zeladoras do Apostolado da Oração

16h00: Concelebração Eucarística

Já no domingo, dia 13 de Junho, {XI Domingo do Tempo Comum} como NÃO é possível realizar a peregrinação nos moldes habituais devido à pandemia Covid 19, - este ano a comemorar 101 anos - será celebrada uma eucaristia às 11h00, presidida pelo administrador diocesano, Monsenhor Sebastião Pires Ferreira no Parque das Tílias, junto ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus.

Esta celebração está aberta a quem o desejar, no estreito cumprimento das recomendações higiéno-sanitárias para este tempo pandémico.

Comumente chamado de Igreja de Santa Luzia, o Padroeiro do Templo/Monumento é, contudo, o Sagrado Coração de Jesus. Historicamente, os vianenses já lhe eram devotos desde 1743.

No entanto, é em 1918 do século passado, durante a pandemia pneumónica, que a cidade se consagra ao Sagrado Coração de Jesus. Aterrorizados com a violência do surto, e chorosos com a perda de tantos que tinham perecido, os vianenses prometem subir anualmente em peregrinação ao monte de Santa Luzia, se mais nenhuma vida fosse tirada. Cessada a mortandade, os habitantes cumprem a sua promessa, e começam, em 1920, a rumar monte acima, anualmente. O templo, esse, já estava em construção desde 1904.

Até aos dias de hoje se cumpre a promessa, com uma peregrinação desde a cidade até ao cimo do monte, no domingo mais próximo da festa litúrgica do Sagrado Coração de Jesus.