I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos

I Dia_dos_avos_e_dos_idososA Penitenciária Apostólica (Santa Sé) anunciou que a celebração do I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, a 25 de Julho, subordinada ao tema “Eu estou contigo todos os dias” {cf. Mt 28,20} e vai contar com indulgência plenária.

«Eu estou contigo todos os dias» é a promessa que o Senhor fez aos discípulos antes de subir ao Céu; e hoje repete-a também a ti, querido avô e querida avó. Sim, a ti! «Eu estou contigo todos os dias» são também as palavras que eu, Bispo de Roma e idoso como tu, gostaria de te dirigir por ocasião deste primeiro Dia Mundial dos Avós e dos Idosos: toda a Igreja está solidária contigo – ou melhor, connosco –, preocupa-se contigo, ama-te e não quer deixar-te abandonado.

A indulgência é definida no Código de Direito Canónico {cf. cân. 992} e no Catecismo da Igreja Católica {n.º 1471} como “a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada”, que o crente obtém em “certas e determinadas condições pela acção da Igreja”.

A possibilidade de obtenção de indulgência plenária, sob as condições tradicionais na doutrina católica {confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice} estende-se à celebração presidida pelo Papa e às que vão decorrer em todo o mundo, bem como a quem dedique tempo para “visitar real ou virtualmente os irmãos idosos necessitados ou em dificuldade”.

Poderão igualmente lucrar a indulgência plenária, pressupostos o desapego a qualquer pecado e a intenção de cumprir assim que possível as três consuetas condições, os idosos doentes e todos os que, impossibilitados de sair de casa por grave motivo, se unirem espiritualmente às funções sagradas do Dia Mundial, oferecendo a Deus Misericordioso as suas orações, dores e sofrimentos da própria vida”, acrescenta o Decreto assinado pelo Cardeal Mauro Piacenza, Penitenciário-Mor.

O Papa vai presidir à Missa, com avós e idosos da Diocese de Roma, no dia 25 de Julho, pelas 10h00 {menos uma em Lisboa}, na Basílica de São Pedro, com participação limitada.

A Santa Sé, cada Diocese e cada Paróquia, a dedicar uma das Missas dominicais para a celebração do I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos; nos dias mais próximos desta data, sugere-se que se organizem celebrações eucarísticas ou momentos de oração em hospitais e lares de idosos.

Recorde-se que no dia 31 Janeiro deste ano, Francisco anunciou a instituição do “Dia Mundial dos Avós e dos Idosos”, que se vai assinalar anualmente no quarto domingo de Julho, junto à celebração litúrgica de São Joaquim e Santa Ana {26 de Julho}.

Cidade do Vaticano, 22 Jun 2021 {Ecclesia}

Ver mensagem do Papa Francisco para o I Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, onde destaca importância de acompanhar quem foi mais afetado pela Covid-19 aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dO7DHF7jrmE&;t=948s